Tipos de Liderança

Tipos de liderança: qual é o seu?

O primeiro passo para ser um líder eficaz é entender o que é liderança e o diferentes tipos de liderança. Não é incomum liderança ser confundida com gestão, mas há uma diferença clara: a gestão é direcionada para a administração de tarefas e recursos, enquanto a liderança se concentra em inspirar e guiar pessoas. Gestão é mais sobre implementação prática, a liderança é sobre influência e motivação.

O exercício da liderança pode ser demandar de formar diferentes e se alterar de acordo com o momento do time, do líder ou da empresa.

As necessidades mudam de acordo com um novo cenário corporativo e é papel do líder identificar como pode contribuir e influenciar sua equipe.

O que é liderar?

O conceito de liderança é ambíguo e pode variar de acordo com a situação. Um dos mitos relacionados a liderança é de que o o líder é o chefe. Curiosamente este é um conceito antiquado, o líder não precisa ser necessariamente um cargo formal, mas sim alguém que influencia outras pessoas em direção a um objetivo comum.

O líder também pode assumir diferentes papéis, como mentor, orientador e facilitador.

Além disso, a liderança pode ser desenvolvida e aprendida, e existem muitos estilos diferentes de liderança, alguns são mais comuns.

É importante que você os conheça para desenvolver a sua liderança com clareza, entendendo em que momento você pode aplicar um ou outro estilo de liderança.

Quais os tipos de liderança?

Os tipos de liderança apareceram pela primeira vez em um estilo de Kurt Lewin, que foi um importante psicólogo social. Seus estudos estiveram relacionados às relações humanas.

Kurt Lewin

Em 1935 Kurt Lewin publicou a Teoria dos Estilos de Liderança, que aborda 3 principais tipos de liderança:

  • Liderança autocrática
  • Liderança democrática
  • Liderança liberal

Posteriormente, outros estilos de liderança foram mapeados:

  • Liderança coaching
  • Liderança situacional

Os diferentes tipos de liderança

Cada tipo de liderança apresenta uma forma de se relacionar. Um líder autocrático, por exemplo, dificilmente se preocupa em ouvir seus liderados antes de tomar uma decisão. Veja como cada tipo costuma se apresentar:

Tipo de Liderança democrática:

O enfoque deste estilo de liderança é tanto no líder quanto nos liderados, buscando a participação e o feedback de todos na tomada de decisões.

O líder ainda é responsável pela tomada final de decisão, mas busca ativamente a participação dos membros da equipe.

Este tipo de liderança pode levar a um ambiente motivador e envolvente, mas também pode ser demorado e difícil de implementar em situações que exijam ação rápida.

Exemplo de liderança democrática:

O líder de uma equipe de projeto que conduz uma discussão para tomar decisões, mas considera a opinião e contribuições dos membros da equipe antes de tomar a decisão final.

Tipo de Liderança autocrática:

O enfoque deste estilo de liderança é no próprio líder, que toma decisões sozinho e espera obediência dos seus liderados.

O autocrático pode ser eficaz em situações de crise onde é necessária uma ação rápida, mas é importante que os liderados tenham a oportunidade de dar sua opinião e contribuição.

O excesso de autocracia pode levar à insatisfação dos funcionários e à falta de iniciativa.

Exemplo de liderança autocrática:

O CEO de uma empresa tomando decisões sozinho sem consultar a equipe.

Tipo de Liderança liberal:

O enfoque deste estilo de liderança é no próprio liderado, ou seja, dando a eles autonomia para tomar decisões e resolver problemas por conta própria.

Este tipo de liderança pode ser eficaz em situações de alta complexidade e criatividade, pois não confia no conhecimento e habilidades do liderado.

No entanto, também pode levar a uma falta de direção ou objetivo comum.

Exemplo de liderança liberal:

Um gerente de loja que dá a seus funcionários liberdade para experimentar novas estratégias de vendas e oferecer sugestões.

Tipo de Liderança coaching:

O enfoque deste estilo de liderança é na performance do liderado, buscando desenvolver suas habilidades e potencial para alcançar resultados.

O líder age como um mentor e guia, ajudando os liderados a desenvolver suas próprias habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão.

Este tipo de liderança pode levar a um alto desempenho e melhores habilidades em toda a equipe, mas também pode ser demorado e exigir grande esforço do líder.

Exemplo de liderança coaching:

Um gerente de equipe que supervisiona seus funcionários e oferece feedback constante para ajudá-los a melhorar suas habilidades e desempenho.

Tipo de Liderança situacional:

O enfoque deste estilo de liderança é na situação e maturidade dos liderados. O líder adapta seu estilo de acordo com a situação, o contexto e as habilidades dos membros da equipe.

Este tipo de liderança pode ser eficaz em situações complexas ou em mudança, mas também pode exigir uma grande flexibilidade do líder e habilidade de adaptação rápida.

Exemplo de liderança situacional:

Um empresário que adapta suas estratégias de liderança aos membros da equipe, levando em consideração suas habilidades e situações específicas. O líder pode se tornar autocrático

Qual é o tipo de liderança ideal?

Cada estilo de liderança apresenta uma relação diferente entre líder e liderados. Não existe um tipo de liderança ideal, o importante é que o líder identifique qual é o seu tipo.

Embora cada indivíduo possa apresenta um estilo dominante, também é recomendável e saudável que o líder transite um pouco entre os estilos para ser mais eficaz na condução das questões da sua equipe.

Outro ponto importante é que, segundo os estudos de Kurt Lewin, a conduta do indivíduo se modifica de acordo com o meio em que vive. Ou seja, se a empresa na qual o líder o ambiente for autocrático, possivelmente as lideranças e liderados serão afetados.

O papel do líder

Se tivesse que resumir em uma frase curta: o papel do líder é influenciar positivamente o seu ambiente de trabalho.

Além disso, um líder precisa se comunicar bem, ser engajado e possuir um conjunto de habilidades que incluem resolução de problemas, tomada de decisões e trabalho em equipe.

O papel do líder ser uma inspiração para seus seguidores em direção ao sucesso e orientá-los a alcançar metas. Este papel também inclui ter uma visão estratégica e desenvolver a equipe e suas habilidades individuais.

Gestão e liderança: qual é a diferença?

Comumente se confunde liderança com gestão, apesar de serem conceitos diferentes.

Enquanto a liderança é sobre inspirar, exercer influência e guiar pessoas em direção a um objetivo comum, a gestão é mais focada na administração de tarefas e recursos.

Um gestor pode ser um líder, mas um líder não precisa necessariamente ser um gestor.

Conclusão

É importante entender que um líder não precisa ser limitado a apenas um estilo de liderança, e pode utilizar diferentes estilos de acordo com a situação.

O mais importante é encontrar o equilíbrio entre os diferentes estilos e o que é melhor para a equipe e o objetivo comum.

O autoconhecimento e a compreensão de suas próprias habilidades são fundamentais para um bom desenvolvimento da liderança.

O que é importante para você como líder?

Quais são suas habilidades e valores? Como você pode utilizar isso para guiar sua equipe em direção ao sucesso?

Não deixe de se questionar e buscar o desenvolvimento de suas habilidades de liderança. Afinal, um bom líder é aquele que caminha junto com sua equipe em direção aos objetivos comuns.

Esteja sempre aberto a aprender e crescer como líder. Boa sorte!

Quer receber conteúdos como este no seu e-mail? Cadastre-se!

Compartilhe nas suas redes sociais:
Gestora há mais de 10 anos, já participou diretamente ou indiretamente do desenvolvimento de centenas de profissionais.
Posts criados 31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo