Quantas vezes você já se perguntou: “O que eu quero pra minha vida profissional?” Ou então declarou: “Não sei o que eu quero fazer da vida“. É comum esse questionamento sobre o momento que estamos na vida e principalmente pra onde vamos.
O sentimento de vazio dentro de nós pode nos afetar em qualquer momento. Uma falta “não se de que”, uma vontade de encontrar propósito e realização nas tarefas que executamos todos os dias.
Busca pela realização dos sonhos
Segundo Lacan, um psicanalista frânces, falta não é uma falta real, seria a falta da falta. Apesar de confuso, isso gera uma angústia, porém nos impulsiona.
A busca pela felicidade está diretamente relacionada com a realização de nossos sonhos. O que nos faz querer correr atrás dos nossos objetivos, de encontrar o que é verdadeiramente importante pra gente e viver uma vida plena e realizada.
- O que eu quero pra minha vida?
- O que me motiva todos os dias?
- O que eu faria se todas as portas se abrirem na minha frente?
Se você já se perguntou isso, saiba que você não está sozinho. O caminho para descobrir o que realmente importa pode ser longo e difícil, mas sempre vale a pena.
É necessário correr atrás dos nossos sonhos e lutar pelo que é importante, por aquilo que nos faz feliz. O caminho pode ser árduo, mas é preciso persistência e determinação para alcançar o sucesso e a realização.
Momentos de vida
Por vezes nos cobramos sobre estar em um momento de vida mais avançado do que estamos, tendemos a nos comparar com colegas da mesma idade ou que coupam o mesmo cargo.
Mas a verdade é que cada um tem uma trajetória. Entenda que o seu momento é único. Alguns amigos já vão ser pais outros podem nem sonhar com isso ainda.
O que importa é seguir em frente, confiante e feliz com as escolhas que você fez até aqui. Não há necessidade de se comparar, pois cada pessoa tem um percurso único e especial.
Por isso, mantenha a confiança. A vida é um grande desafio, mas tém uma grande oportunidade de crescer evoluir sempre. Acredite em você e no seu potencial, e voe alto para alcançar os seus objetivos.
Existe um caminho certo?
Eu gosto muito dessa imagem. Acredito que ela representa muito bem os altos e baixos que vivemos.
A idealização de que o sucesso é um caminho linear e sem obstáculos é um equívoco comum, mas infelizmente frequente. A busca pelo sucesso está diretamente relacionada à capacidade de superar os desafios do caminho.
Por isso, não há muito o que temer. Os obstáculos fazem parte do processo e podem ajudar a moldar o sucesso, trazendo aprendizados preciosos e novas perspectivas. Portanto, seja resiliente e saiba encarar os desafios.
Como descobrir o que eu quero pra minha vida?
Ao longo do caminho para descobrir o que me deixaria realizada, encontrei algumas ferramentas que me ajudaram a descobrir o meu propósito.
Tive a sorte de trabalhar em algums empresas que apoiaram o autoconhecimento dos líderes e colaboradores. Encontrei pares muito especiais que me ajudaram a entender melhor como me sentia no ambiente corporativo.
Além disso, a psicoterapia, a mentoria e o processo de coach foram fundamentais para organizar meus sentimentos e direcionar meus esforços para onde eu realmente geraria transformação.
Portanto, se você ainda não tem clareza sobre o seu propósito, busque apoio.
Por aqui, depois de muito procurar minha realização, descobri que o que me faz feliz é: correr atrás dos meus sonhos, investir em mim mesmo e naqueles que amo, sem medo do fracasso ou do sucesso.
Como chegar lá?
A consistência pode ser a sua trilha. Imagina que você descobriu o que quer da vida, como colocar isso em práitca?
A dica mais valiosa e o primeiro passo para começar a caminhar em direção ao seu sucesso é se dedicar.
Não existe fórmula mágica, é esforço, dedicação. É todo dia contribuir com o seu sonho de alguma forma. Se por algum motivo não conseguiu por uma semana, retome! Esteja com foco direcionado sempre!
O importante é estabelecer metas e objetivos, e seguir em frente para alcançá-los! O que eu quero pra minha vida? O que importa é a coragem de lutar pelo que acredita. Vamos juntos nessa jornada? 🙂