Linkedin Como funciona?

Linkedin como funciona?

As redes sociais têm ajudado pessoas a se conectarem e se relacionarem em todo o mundo, e o LinkedIn surge como solução para criar essa ponte entre profissionais e empresas.

Mas, afinal, o que é o LinkedIn? Como ele funciona? Vale a pena criar um perfil nesta rede social?

Continue lendo para entender:

  • O que é LinkedIn
  • Para que serve o LinkedIn
  • Vantagens de ter um perfil no LinkedIn
  • Como montar um perfil no LinkedIn

O que é LinkedIn?

Sobre o linkedin: são mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios.
*dados oficiais do Linkedin

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Com mais de 850 milhões de usuários e atuação em mais de 200 países e territórios, a proposta é simples: conectar profissionais a oportunidades, fomentar a troca de conhecimento e gerar negócios.

Quando o LinkedIn foi lançado?

A rede social foi lançada oficialmente em maio de 2003, e hoje é utilizada como uma das principais ferramentas de recrutamento e networking no Brasil e no mundo.

Inicialmente, o LinkedIn apresentava funções básicas, mas a cada ano vem evoluindo e tornando possível não apenas uma forma mais fácil de procurar emprego e manter o relacionamento com colegas de trabalho, de universidade e clientes, mas também gerar vendas e negócios com funcionalidades focadas em prospecção.

Como funciona Linkedin?

Procurar emprego

O LinkedIn possui uma aba dedicada a quem está buscando emprego. Ao acessar o menu “vagas”, o algoritmo já destaca as oportunidades mais aderentes ao seu perfil profissional, de acordo com suas experiências e habilidades.

É possível ir além e pesquisar por cargos, competências, empresas e localidades, e também utilizar filtros como data de divulgação da vaga, nível de experiência (júnior, pleno ou sênior, entre outros), tipo de vaga (meio período ou integral) e ainda se é um emprego remoto ou presencial.

Use e abuse dos filtros disponíveis na ferramenta! São muitos os filtros disponíveis na opção “todos os filtros”.

Filtros para buscar vagas no linkedin

Criar networking

Antes de mais nada, o LinkedIn é uma rede social. Isso significa que sua natureza está na interação entre as pessoas na rede. Por isso, aproveite para se conectar com outros profissionais da área, recrutadores e influenciadores.

Afinal, o networking não deve ser exercitado apenas quando se está buscando por uma oportunidade de trabalho, mas sim ser uma prática recorrente que você deve adotar na sua vida profissional.

Impulsionar o portfólio

O seu perfil no LinkedIn funciona como um cartão de visita completo sobre seu trabalho. É nele que você vai destacar o que você faz, suas conquistas e trabalhos. Isso se torna ainda mais importante para profissionais que possuem portfólio, como designers, desenvolvedores e redatores, por exemplo.

No perfil, é possível destacar seus projetos, adicionar seu site, fotos, artigos e PDFs relevantes que mostrem sua experiência.

Fortalecer o marketing pessoal

O marketing pessoal é sobre como você se apresenta enquanto profissional e como o mercado e seus colegas enxergam você, suas habilidades e experiências. E o LinkedIn é uma forma de manter sua rede de contatos atualizada e publicar conteúdo que te ajude a se posicionar como autoridade no seu segmento.

Principais vantagens do LinkedIn

Ter uma vitrine profissional

O seu perfil no LinkedIn serve como uma grande vitrine para o mercado de trabalho. É nele que você vai reunir toda a sua experiência profissional e acadêmica, projetos relevantes, conquistas e habilidades.

Vale ressaltar que o LinkedIn é utilizado como ferramenta de recrutamento pelas maiores empresas das mais diversas áreas, ou seja, também é uma forma de se colocar disponível para estas oportunidades.

Reunir recomendações em um só lugar

Uma funcionalidade muito interessante do LinkedIn é receber recomendações de pessoas que já trabalharam com você e deixar esses depoimentos destacados no seu perfil. Isso ajuda a dar ainda mais credibilidade na história que você está contando sobre sua vida profissional, com o reforço positivo de pessoas que estiveram na sua equipe ou projeto.

Consumir conteúdo relevante sobre sua área

O LinkedIn conta com diversos profissionais e influenciadores compartilhando conteúdo todos os dias. A dica é você seguir pessoas relevantes do seu segmento e área de atuação para ter acesso a diversos conteúdos de valor no seu feed.

Gerar novas oportunidades

Já falamos que o LinkedIn é uma ótima rede social para procurar empregos, mas a plataforma também funciona muito bem para buscar parcerias e até mesmo fazer propostas para clientes em potencial. Inclusive, o LinkedIn lançou o Sales Navigator, uma ferramenta premium focada na geração de negócios e relacionamento com clientes.

Como montar um perfil no LinkedIn

Um perfil no LinkedIn possui os seguintes elementos:

  • Foto e capa de perfil: são as primeiras coisas que os usuários vão ver ao entrar no seu perfil. Por isso, escolha uma boa foto, que enfoque bem seu rosto, sem muitas distrações ao fundo. A foto de capa pode ser relacionada à sua área de atuação ou à empresa em que você trabalha.

Dica: a plataforma Snappr analisa se sua foto está boa para o perfil profissional.

  • Nome, cargo, local e informações de contato: assim como no seu currículo, aqui você vai reunir as informações pessoais e de contato. Para preencher o cargo, preste atenção no título das vagas que você aplica, pois são esses termos que os recrutadores tendem a usar na hora de procurar por profissionais.
  • Sobre/Biografia: já falamos aqui no blog que o marketing pessoal envolve utilizar técnicas de storytelling para mostrar suas qualidades de maneira orgânica e criativa. É nisso que você deve pensar na hora de montar um resumo “sobre” você e sua trajetória.

Informações sobre suas atividades no LinkedIn

  • Atividades (artigos, publicações, reações em posts): a atividade é a área do seu perfil que vai reunir todas as publicações e interações que você fizer na rede social.
  • Experiência profissional (currículo com a lista de empresas onde trabalhou ou trabalha): uma das partes mais importantes do perfil, as suas experiências profissionais devem estar completas, com nome do cargo, empresa, período trabalhado e detalhamento das atividades, seja em forma de resumo ou tópicos.
  • Formação Acadêmica: nessa etapa do perfil, você vai adicionar as suas formações acadêmicas principais, como curso superior e pós-graduação.
  • Licenças e certificados: também há espaço para adicionar cursos livres e certificados de provas e cursos da sua área de atuação.
  • Competências e recomendações: é muito importante que você adicione as suas principais competências profissionais, pois é uma das formas que o algoritmo do LinkedIn utiliza para te conectar a vagas e exibir seu perfil em buscas. As recomendações recebidas por colegas de trabalho e gestores também ficam reunidas aqui.
  • Conquistas (prêmios, projetos, publicações): caso você tenha recebido algum reconhecimento durante sua carreira, como prêmios, você deve adicionar nesta parte do perfil.
  • Interesses: finalmente, os interesses exibem  influenciadores, empresas e grupos que você interage na rede social.

Quer receber conteúdos como este no seu e-mail? Cadastre-se!

Compartilhe nas suas redes sociais:
Gestora há mais de 10 anos, já participou diretamente ou indiretamente do desenvolvimento de centenas de profissionais.
Posts criados 31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo