Provavelmente você já deve ter sentido vontade de acelerar o seu desenvolvimento profissional e avançar na carreira, certo? Porém não é tão simples assim ser promovido ou realizar uma transição de emprego.
O primeiro passo para começar a avançar é definir um plano de desenvolvimento profissional focado na sua carreira. Nesse texto você vai aprender a dar os primeiros passos para iniciar o seu plano 🙂
Nesse artigo você encontrará:
- Desenvolvimento profissional, o que é?
- Por que me desenvolver profissionalmente?
- Como identificar mentores ou aliados para apoiar a escalada profissional
- Saiba como planejar o desenvolvimento profissional
- Como montar um plano de desenvolvimento?
Desenvolvimento profissional, o que é?
Desenvolvimento profissional é o conjunto de ações ou atitudes que permitem que um profissional avance do ponto em que está para um novo patamar profissional. Ou seja, é a sua capacidade de se transformar por meio de novas habilidades aprendidas.
Quando um profissional busca novas formas de fazer suas atividades, ou percebe seus pontos fracos e começa a trabalhar nas questões internas que merecem atenção, abrem-se muitas opções para que ele se sinta mais realizado.
Quantas pessoas você conhece que só reclamam do salário, do chefe, das tarefas, mas não fazem nada para mudar esse cenário? Com o apoio de um plano de desenvolvimento, uma transformação poderia ser possível na vida dessas pessoas.
Por que me desenvolver profissionalmente?
Além da possibilidade de um novo cargo e um novo salário, o maior benefício do desenvolvimento profissional é perceber que está evoluindo, amadurecendo e preparado para dar próximos passos na carreira que escolheu. É de fato se sentir realizado com o que está trabalhando.
Quanto antes você começar, melhor. Com um plano de desenvolvimento em andamento você conseguirá identificar o seu ponto de partida e para onde você quer ir no futuro. Além disso, você terá clareza sobre os passos necessários para chegar lá!
Essa análise inicial ajudará a identificar as ações necessárias que te levarão até o seu futuro desejado de forma consciente. Sem essas informações qualquer profissional pode patinar sem se sentir parte da empresa ou sem se identificar muito bem com o que faz no trabalho.
Outro ponto muito importante que ter clareza sobre o seu desenvolvimento traz: as suas interações com colegas de trabalho e seus gestores passam a ter um foco mais alinhado com o seu objetivo profissional. Isso pode ser uma grande vantagem para a sua imagem profissional.
Ah, não se esqueça que esse é o seu plano de carreira, não está diretamente relacionado ao plano que a empresa oferece para você crescer na posição que atua. Alguns empregadores oferecem um plano de desenvolvimento profissional na empresa, mas você pode se sentir livre para realizar o seu.
Pode parecer bem esquisito, mas as vezes o plano de carreira da empresa e o seu não tem relação alguma!
Como identificar mentores ou aliados no trabalho?
Alguns profissionais tem a sorte de encontrar um mentor no início da carreira, para esses tudo fica mais fácil porque conseguem aproveitar a experiência que o mentor compartilha.
O papel do mentor é esclarecer e antecipar os desafios profissionais por meio da sua orientação. Porém, existem outros profissionais que ainda não encontraram pessoas como essas.
Abaixo tem algumas dicas para quem quer ter aliados no ambiente corporativo.
Soluções para quem ainda não encontrou um mentor de carreira:
- Se inspirar em um ou vários líderes que possam ser uma referência para você em alguma coisa. Pode ser que um líder fala muito bem e outro consiga criar um ambiente amigável para o trabalho, por exemplo. Analise como eles lidam com suas equipes, os cursos que fizeram, o caminho de carreira que trilharam.
- Buscar pares profissionais aliados que estimulem o seu crescimento também pode ajudar. Lembre-se: profissionais com perfis diferentes podem se complementar, evite trocar ideias apenas com quem sente afinidade.
- Contratar um serviço de mentoria profissional: caso você não encontre essas referências, contrate um mentor profissional para atuar de forma rápida na causa que deseja solucionar. A vantagem é ter uma pessoa dedicada ao seu problema de carreira.
Saiba como planejar o desenvolvimento profissional
Um bom planejamento de carreira é feito em parceria com um gestor ou mentor experiente em direcionar as ações corretas, mas se você já tiver clareza dos seus objetivos o trabalho certamente ficará mais fácil de ser realizado e você alcançará mais rápido o lugar desejado!
Antes de prosseguir tenha em mente que sua auto avaliação crítica será necessária, assim como o autoconhecimento também. Caso não consiga ainda ter as respostas para algumas das perguntas sugeridas abaixo, é recomendável que você tenha mais profundidade com os seus objetivos por meio do autoconhecimento.
Dicas práticas para desenvolver a sua carreira
- Avalie sua situação atual de carreira: Leve algum tempo para refletir e avaliar onde você se encontra atualmente em sua carreira. Escreva seus pontos fortes e fracos, assim como quaisquer áreas nas quais você gostaria de melhorar ou aprender mais sobre elas.
- Estabelecer metas específicas e exequíveis: Após avaliar sua situação atual, crie SMART (específico, mensurável metas alcançáveis, relevantes e com prazo determinado) para você mesmo. Estas poderiam ser metas de longo ou curto prazo, mas certifique-se de que elas estejam alinhadas com seu plano geral de desenvolvimento de carreira.
- Pesquisa e rede: Faça algumas pesquisas sobre indústrias ou funções que lhe interessam, assim como as habilidades e qualificações necessárias para esses cargos. Rede com profissionais de sua indústria para coletar informações e conselhos.
- Aprender e melhorar constantemente: Buscar oportunidades para aprender novas habilidades ou melhorar as já existentes, seja através de cursos on-line, participando de conferências ou workshops, ou buscando oportunidades de ter uma mentoria para você.
- Tomando medidas: Coloque seus planos em ação solicitando novas funções, pedindo feedback a empresa está sempre buscando novas oportunidades e regularmente revisando e ajustando seu plano conforme necessário.
Como montar um plano de desenvolvimento profissional?
Agora tem um exercício prático para começar o plano de desenvolvimento profissional! Copie e cole essas perguntas em um novo documento (ou pegue papel e caneta para anotar suas respostas se assim preferir).
Escreva uma resposta para essas provocações profissionais:
- Cargo ou situação atual
- Cargo ou situação desejada
- Em quanto tempo você gostaria de alcançar esse objetivo?
- Quais são os seus pontos fortes?
- O que você ainda não tem para ocupar o cargo ou situação desejada?
- O que você pode fazer para adquirir as habilidades necessárias?
Com essas respostas em mãos reflita sobre seus próximos passos 🙂 Espero que esse texto tenha ajudado, me conta o que achou aqui nesse link? Obrigada pela visita <3
Quer receber conteúdos como este no seu e-mail? Cadastre-se!