O clima organizacional tem ganhado cada vez mais importância quando falamos de uma empresa de sucesso. O que era normalizado décadas atrás, hoje não é mais tolerado pela maioria dos profissionais, e um desses fatores é o ambiente de trabalho tóxico.
Um ambiente de trabalho considerado tóxico é aquele que compromete a vida profissional e pessoal dos colaboradores, podendo levar ao estresse, ansiedade, esgotamento e depressão.
Uma pesquisa da Harvard Business School constatou que colaboradores que estão inseridos em ambientes de trabalho tóxicos reduzem seus esforços, realizam entregas de menor qualidade intencionalmente, se sentem mais irritados mesmo em casa e tentam passar menos tempo no trabalho.
Ou seja, um local nocivo não é somente prejudicial aos funcionários, mas também a empresa, que deixa de atingir melhores resultados por desengajamento e baixa performance.
Mas como diferenciar um ambiente de trabalho tóxico de episódios pontuais de estresse?
8 sinais de um ambiente de trabalho tóxico
Microgerenciamento
É claro que alguns cargos necessitam de uma supervisão mais próxima, como é o caso de estagiários e profissionais juniores. No entanto, num ambiente tóxico, o microgerenciamento tende a acontecer com todos os colaboradores, até mesmo especialistas.
Esse tipo de comportamento não só atrapalha a operação da empresa, como também impacta na autoestima profissional de todos na equipe, já que a sensação que fica é a de falta de confiança.
Disponibilidade a qualquer hora
Em empresas com esse padrão, não é incomum precisar estender a jornada de trabalho no dia a dia e até finais de semana, muitas vezes sem remuneração extra.
Além disso, pode existir uma pressão para que se atenda ligações e responda mensagens e emails rapidamente, em qualquer horário, deixando os funcionários reféns do trabalho durante todo o dia.
Desentendimentos constantes
Lidar com o trabalho em equipe e relacionamento interpessoal na empresa nunca é uma tarefa simples, mas com um clima empresarial nocivo essas discussões podem ficar ainda mais constantes e acaloradas, pois os colaboradores já se sentem pressionados e estressados e acabam extrapolando estes limites.
Espaço pouco saudável para sugestões e ideias
Naturalmente, quando não se está à vontade no trabalho e surgem todos os sinais anteriores, como desentendimentos e micro gerenciamentos, os colaboradores não se sentem confortáveis para dar ideias de melhorias para a empresa.
Além de não ter um ambiente propício à inovação, o esgotamento mental também é um fator que dificulta a criatividade e a produtividade.
Baixo engajamento
Um clima empresarial tóxico também leva ao baixo engajamento, tanto no trabalho, quanto nas ações internas propostas pela empresa. Afinal, como um colaborador vai se dedicar com o mesmo entusiasmo e vontade se ele se sente desconfortável?
A queda brusca de produtividade e da qualidade do serviço prestado ou produto oferecido é perceptível quando estamos em um ambiente tóxico.
Alta abstenção e/ou licença médica
Um outro sinal importante de que o clima não está fazendo bem aos funcionários é a quantidade de licenças médicas apresentadas. Não é incomum colaboradores serem diagnosticados com ansiedade, burnout e depressão em situações tóxicas, e muitas vezes acabam recorrendo à licença ou falta por alguns dias.
Processos trabalhistas
Empresas que não se atentam a melhorar lugares de trabalho ruins e não valorizam seus colaboradores, tendem a enfrentar um número bem maior de processos trabalhistas. Isso porque muitas vezes os funcionários precisam lidar com situações de assédio e altas cargas de trabalho e horas extras que nem sempre são pagas como prevê a lei.
Alta rotatividade de colaboradores
Por conta de todos os sinais elencados anteriormente, fica claro que o ambiente tóxico não é nem um pouco atrativo, e por isso os colaboradores passam a se dedicar a sair da empresa, procurar outras vagas e alguns até decidem migrar de carreira, tamanha a insatisfação. Uma alta rotatividade de colaboradores pode ser um indicativo importante de que as pessoas estão “fugindo” da empresa.
Uma dica para quem está pesquisando novas empresas e quer saber se o ambiente é tóxico ou não, é acompanhar a opinião dos próprios colaboradores e ex-colaboradores no site Glassdoor.
Estou em um ambiente de trabalho tóxico, e agora?
Planeje uma movimentação profissional
A reação natural de quem está se sentindo acuado e desconfortável em um ambiente é sair, mas quando falamos de carreira nem sempre é possível tomar decisões precipitadas.
Por isso, faça um planejamento para sua próxima movimentação profissional. Atividades como atualizar o currículo, portfólio e começar a se candidatar a vagas com certa frequência são importantes para que essa mudança possa ser feita sem que se perca a segurança e corra riscos financeiros.
Crie uma rotina de autocuidado
Lidar com uma rotina de trabalho estressante não afeta apenas a sua produtividade no trabalho, mas também a sua vida pessoal. Afinal, não existe um botão de “liga” e “desliga” que nos permite manter os problemas num ambiente controlado.
Profissionais inseridos nessa realidade costumam voltar para casa se sentindo esgotados, física e mentalmente, e isso acaba refletindo nas atividades de lazer, nos relacionamentos, nos estudos e em tudo que os cerca.
Tentar criar uma rotina de autocuidado, como exercícios físicos, momentos de relaxamento e uma boa noite de sono, pode ajudar muito a preservar a saúde mental e evitar episódios de estresse.
Faça pausas estratégicas
Durante o expediente, o estresse é um grande inimigo da produtividade. Dependendo da situação do dia, pode se tornar quase impossível terminar até as tarefas mais simples. Se possível, dê pausas estratégicas para respirar, tomar um café e conversar com colegas. Isso ajuda a recuperar o vigor para voltar às atividades de forma mais tranquila e relaxada.
Se você trabalha em regime home office, mais flexível, fica ainda mais fácil aproveitar essas pausas para trocar de ambiente, dar uma volta na rua e realizar atividades de descompressão.
Busque ajuda
Nem sempre as dicas acima serão suficientes para superar quadros de estresse, ansiedade e depressão. Por isso, além de contar com sua rede de apoio com amigos e familiares, não deixe de buscar ajuda profissional. Realizar sessões frequentes com um terapeuta pode te ajudar a lidar melhor com as situações enfrentadas, minimizando o impacto que o ambiente tóxico tem sobre você.
Frases de ambiente tóxico
“Marquei a reunião para as 20h” (quando o seu horário de trabalho termina as 18h)
“Você me fez errar!”
“Te falei que eu tinha razão, da próxima vez me escuta”
“Quem tiver qualquer sugestão guarde para si”
“Eu trabalho mais que você e melhor, merecia a promoção antes”